quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Lendo e aprendendo sobre o MUNDO CORPORATIVO

Gente, estou relendo um livro do Max Gehringer: "CLÁSSICOS DO MUNDO CORPORATIVO." O livro é fantástico e traz 66 artigos sobre o mundo corporativo. São dicas incríveis com humor bem irônico. hahaha Aqui vai parte de um dos artigos que eu mais gostei e que tenho certeza de que será útil para QUALQUER UM QUE TRABALHE EM UMA EMPRESA:

Por trás do organograma

Os nomes podem variar um pouco. Mas, de modo geral, a nomenclatura de cargos é bastante semelhante em todas as empresas.

  • PRESIDENTE. É o inquilino temporário da cobertura do organograma com direito a banheiro privativo. Presidente é o mesmo que CEO, mas sem sotaque.
  • DIRETOR E VICE-PRESIDENTE. No fundo, é a mesma coisa. A diferença está no jeito de falar. Enquanto o diretor diz "isto aqui está uma bagunça total", um VP diria "a presente situação requer imediata implementação de governança corporativa".
  • GERENTE. Um profissional graduado que ainda não entendeu bem o que a diretoria espera dele. Quando fala sobre futuro, é acusado de ser pouco operacional. Quando bota a mão na massa, é criticado por não ter visão estratégica.
  • MANAGER. O mesmo que gerente, apesar de ter password em vez de senha.
  • SUPERVISOR. Na visão da alta cúpula, é alguém cuja opinião deve ser: constantemente solicitada e imediatamente descartada.
  • FUNCIONÁRIO. É um indivíduo que ocupa uma função hierárquica semelhante à de uma infinidade de outros indivíduos. Mesmo escondido sob esse aparente anonimato, é o profissional mais mencionado nas conversas dos altos escalões. Por exemplo: "O funcionário não sabe valorizar o que fazemos por ele."
  • ESTAGIÁRIO. É um jovem que se saiu bem em uma infinidade de testes, nos quais foi medida a sua capacidade para se sair bem em uma infinidade de testes.
E BOA QUINTA, PESSOAL! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário